logo

COVID-19

Mato Grosso antecipa feriados e terá nove dias de “fecha tudo” em combate ao novo vírus

Medida visa aumentar o distanciamento social entre as pessoas


Por Welington Sabino | Folha Max

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Marcos Serra Lima — G1)

Em reunião virtual realizada nesta tarde, o Governo do Estado descartou aplicar lockdown no Estado, mas antecipou três feriados para a próxima semana com início na quarta-feira (24) resultando em 5 dias de “fecha tudo”. A estratégia é evitar o avanço do contágio da Covid-19 e fazer com que haja um recuo na taxa de ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) dos hospitais públicos e privados.


A medida vale para os 141 municípios de Mato Grosso. Foram antecipados os feriados do Dia do Trabalhador (comemorado 1º de maio), dia do Servidor Público (28 de outubro) e os aniversários dos municípios para incluir como “feriados” os dias 24, 25 e 26 que serão somados ao sábado e domingo (27 e 28).


Na semana seguinte, quando terá a sexta-feira santa (2 de abril), também haverá antecipação de outro feriado que ainda não foi definido, para contabilizar mais 4 dias de fecha tudo, iniciando na quinta-feira e terminando no domingo.


A reunião foi conduzida pelo governador Mauro Mendes (DEM), que estava acompanhado do chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB) com a participação do secretário de Governo da Prefeitura de Cuiabá, Luis Cláudio (PP), representando o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).


O deputado federal Emanuelzinho (PTB) também participou da reunião virtual bem como representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e do Ministério Público Estadual (MPE).


Mauro disse que espera que, ao final do período, espera que os números de infectados pela Covid-19 reduzam em todo Estado. "Somando com os sábados e domingos, teríamos uma parada de cinco dias em uma semana e quatro na outra. Essa antecipação aumentaria o nível de distanciamento social, o que é fundamental para diminuir o contágio", explicou o governador, que agradeceu o apoio de todas as entidades que participaram da reunião.


A medida ainda contou com apoio do setor produtivo. "O setor vai trabalhar para conscientizar os trabalhadores do setor, para que também cumpram o distanciamento social em família". "Estamos agradecidos por nos ouvir", disse o presidente da Fecomércio, José Wenceslau Junior.


Veja como será funcionamento das atividades não essenciais a partir da próxima semana

• 22 e 23 (segunda e terça) - funcionamento de acordo com o decreto estadual
• 24, 25 e 26 (quarta, quinta e sexta) - feriados antecipados
• 27 e 28 (sábado e domingo) - funcionamento de acordo com decreto estadual


Semana seguinte

• 29, 30 e 31 (segunda, terça e quarta) - funcionamento de acordo com o decreto estadual
• 1º de abril (quinta) - feriado antecipado
• 2 de abril (sexta) - feriado da Sexta-Feira Santa


DECISÃO JUDICIAL

Hospital Regional de Cáceres é condenado a pagar indenização por erro médico

Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada.


COOPERATIVISMO

O papel das cooperativas nos desafios globais

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...


TRANSFERÊNCIA

Delegado é transferido de Araputanga para a Regional de Rondonópolis

Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.